ORIGEM DO TRENCH COAT


A ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO SE APROXIMA,  ENTÃO É HORA DE TIRAR OS CASACOS PESADOS DO FUNDO DO ARMÁRIO E REFORMULAR O CLOSET PARA ENTRAR NO INVERNO 2017 COM MUITO CHARME !

Para te ajudar nessa missão, vamos falar um pouco mais sobre uma peça pra lá de coringa:

TRENCH COAT para encarar as baixas temperaturas

O sobretudo feminino é aquela peça chave que não pode faltar no armário e pode fazer total diferença no nosso look! 

ORIGEM

Costumeiramente usado por homens e muito utilizado em personagens do cinema como Sherlock Homes, no inspetor Clouseau (do filme “A Pantera Cor-de-Rosa”), em Humphrey Bogart (do filme “Casablanca”) ou no detetive Dick Tracy. O que todos eles têm em comum? Um ar de mistério e sensualidade, transmitido através de uma única peça de roupa: o trench-coat.

Segundo a Burberry, o trench coat foi um modelo adaptado pela marca em 1914 para atender todas as necessidades e acomodar o equipamento dos soldados britânicos. Inicialmente, eles eram confeccionados em gabardine impermeabilizado, uma técnica criada e patenteada por Thomas Burberry em 1888. A modelagem era ampla, com uma fenda traseira, ombreiras, uma pala larga nas costas, tiras com fivelas nos punhos, uma aba abotoada num ombro e bolsos fechados com tampas para melhor acomodar os pertences dos soldados.

No entanto, de acordo com a Aquascutum, a marca havia patenteado uma lã impermeável em 1851, usada para confeccionar os trench-coats dos oficiais britânicos. Ainda segundo a grife, o uso da peça por civis, ou seja, por não-militares, “gente comum”, começou em 1918, através de personalidades como o primeiro ministro Winston Churchill.

Mas, independente de quem criou a peça, a verdade é que depois que as guerras terminaram a capa impermeável virou febre de consumo tanto para os homens como para as mulheres, que adoravam usá-las com sapatos de salto alto. Desde então o trench-coat possui uma imagem indissociável da elegância, do mistério e da sensualidade. 

ENTENDA A DIFERENÇA: SOBRETUDO X TRENCH COAT

SOBRETUDO: Como o próprio nome diz, é aquele casaco que cobre o look todo, com comprimento que pode ir da altura dos joelhos até os pés.

TRENCH COATO trench coat é um termo antigo usado para definir um tipo de casaco que protegia os soldados britânicos do frio e da chuva durante a Primeira Guerra (trench significa trincheira, em inglês). Esse termo, apesar de antigo, voltou a ser tendência entre o pessoal que curte moda e muitos deles gostam de se referir ao sobretudo como trench coat. A diferença está em dois pequenos detalhes do trench coat: ele é acinturado (normalmente amarrado com um cinto de tecido) e seu modelo mais clássico possui abotoamento duplo.

Para melhor definirmos, O trench coat pode sim ser caracterizado como sobretudo, mas nem sempre um sobretudo será um trench coat!

Como a peça normalmente reveste o corpo por completo, deixando somente parte das pernas de fora, ela suscita indagações sobre “o que está por debaixo” daquilo tudo. Sem contar que o trench coat evoca austeridade, disciplina, tudo porque é uma peça oriunda dos campos de batalha.

Os primeiros modelos de trench coat que ficaram populares eram quase sempre de gabardine na cor bege, com comprimento 7/8 (sete-oitavos). Com a massificação da peça, novos modelos, nos mais variados tecidos, comprimentos e cores, surgiram. 

Mais recentemente, nas coleções internacionais , o trench-coat voltou a ser um dos principais expoentes das passarelas pois é uma peça fácil de "reinterpretar". Pode ser usado tanto no verão quanto no inverno, nas versões longa ou curta e ser confeccionado com todo tipo de material.

Fonte: Tudo com Moda, Moda Para Homens, Vogue