HISTÓRIA DAS PROMOÇÕES


QUE TODO MUNDO GOSTA DE UMA BOA PROMOÇÃO É VERDADE, NÉ!

MAS SABER COMO SURGIRAM, QUAL SUA FUNÇÃO E COMO SÃO ELABORADAS DIFICILMENTE LEMOS POSTS SOBRE ELAS. PENSANDO EM VOCÊ, ESTRUTURAMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES PARA DEIXAR VOCÊ MAIS ANTENADA.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO VAREJO

Desde os primórdios dos tempos, o homem sempre buscou suprir suas necessidades básicas com atividades de caça e pesca no início e, posteriormente, dedicando-se à agricultura, ao artesanato, à produção de tecidos, entre tantas outras atividades. Tudo o que fazia destinava-se ao consumo próprio. Com o aperfeiçoamento dos meios de produção, começaram a surgir os excedentes que, em vez de descartados, viraram moeda de troca por produtos diferentes e igualmente necessários à sua sobrevivência. Era o começo do comércio, uma atividade civilizada, que exige comunicação e entendimento entre as partes, valorização de bens e gosto e satisfação pela posse dos mesmos.

Não demorou e surgiram as moedas e os bancos, teve início o desenvolvimento do processo de distribuição e abastecimento das comunidades. Por volta de 1700, o abastecimento nas pequenas cidades se dava por um tipo de estabelecimento comercial, denominado Loja Geral, o “general store”. Lá, era possível encontrar desde alimentos e roupas até implementos agrícolas. Um produto requintado ou especial exigia uma encomenda ou o deslocamento a um centro mais desenvolvido.

MARANATA MODA ADILCE MOREIRA VAREJO BLOG 2017

Face ao crescimento das comunidades e diante de novas necessidades, houve uma adequação do comércio que, entre tantas mudanças, incorporou novas formas de efetuar o atendimento à clientela. Tinha início aí o processo de especialização, de segmentação. Surgiu, então, a “grocery store”, um modelo de loja dedicada apenas à venda de alimentos. Esse tipo de comércio, semelhante à mercearia ou armazém que conhecemos no Brasil, era praticado em lojas de 50 a 60 metros quadrados e geralmente os produtos eram comercializados a granel. A loja disponibilizava produtos que atendiam às necessidades alimentares dos habitantes da cidade e utilizava o balcão para separar o cliente do dono e das mercadorias.

Em 1850, surgiu em Paris a primeira loja de departamentos, a Bon Marchè, pioneira na técnica de agrupamento dos produtos em categorias. Em 1912, os Estados Unidos inauguraram a primeira loja do mundo com atendimento por auto-serviço, o “cash and carry” ou “pague e leve”. Com preços predeterminados, a técnica de vendas permitiu ao consumidor escolher os produtos e levá-los até o caixa, sem a intervenção de qualquer funcionário ou do dono do estabelecimento. Acima de tudo, os produtos passaram a ser distinguidos entre si pelas marcas de seus fabricantes, dando início à estratégia das marcas comerciais.

Le Bon Marché

A última modalidade comercial de grande peso a aparecer nos Estados Unidos vinha suprir a emergência de pequenas compras por parte dos consumidores. Localizadas em bairros, e combinando as características de auto-serviço com a pequena loja, surge o conceito de “convenience store”, traduzida como loja de conveniência, de comodidade. Vale lembrar que a tecnologia e o desejo de comodidade dos americanos fizeram – e fazem – com que surjam outros métodos de comércio que deixam praticamente nula a relação entre o comerciante e o comprador. Caso da Internet, que recentemente inaugura o conceito da loja virtual, ainda ganhando formas em todo o mundo.

E-COMMERCE MARANATA ADILCE MOREIRA BLOG 2017

QUAL SUA FUNÇÃO?

Promoção de Vendas pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado.

O empresário e comerciante precisa estar atento ao seu negócio, e descobrir quais são os momentos de venda alta e venda baixa, para com isso decidir qual melhor tática de promoção de vendas é mais vantajosa para sua empresa.

A promoção de vendas é uma tática de marketing que muito esta ligada a sazonalidade, ou seja, dependendo da época do ano o produto ou serviço, tem maior ou menor de capacidade de venda.

Promove-se campanhas promocionais no intuito de atrair os clientes para estas oportunidades, devido ao fato deles adquirirem peças que tanto almejavam, porém não havia agregado ao seu patrimônio. As promoções, do ponto de vista do comerciante, é facilitar a compra de itens desejados e mostrar que tal aquisição é benéfica diante de inúmeras vantagens dos produtos: durabilidade, designer, marca, qualidade, conforto, estilo e exclusividade.

PROMOÇÃO MARANATA JULHO 2017 ADILCE MOREIRA

COMO SÃO ELABORADAS?

Antes de mais nada deve-se elaborar um planejamento de como será feita a ação promocional. Analisar alguns aspectos importantes, avalie seu estoque e não se esqueça de Calcular seus custos e estabeleça uma ação atrativa.

Muita gente não sabe a hora certa ou como fazer uma promoção adequada às necessidades mercadológicas de suas empresas. Trata-se de uma estratégia de mercado que tem diferentes objetivos que devem ser bem definidos, juntamente com um planejamento sólido. Mais importante do que a venda é a fidelização do cliente e é justamente esta a principal vantagem das promoções. Quando bem feitas, além de trazer bons frutos, não prejudicam o faturamento da empresa.

Alguns pontos devem ser levados em consideração: determinar os objetivos (tanto para o comerciante quanto para os clientes); definir a duração; definir os clientes que serão atingidos; esclarecer os benefícios da promoção para os clientes e realizar o planejamento para que tudo saia  em ordem.

PROMOÇÕES MARANATA NOS SEUS 25 ANOS

SALE MARANATA ANTIGO ADILCE MOREIRA

2017 01 OUTLET

MARANATA PROMOÇÃO

Ao longo dos seus 25 anos Maranata Moda tem desenvolvido táticas para incentivar a venda de seus produtos conhecidos por sua alta qualidade para o público que busca peças para todas ocasiões e para diferentes estereótipos. Para tanto sempre desenvolveu eventos promocionais para permitir que seus clientes adquirissem peças que tanto desejavam , como também atrair novos clientes. Estes que por muitas razões não tinham tido a oportunidade de entrar e conferir a gama de produtos da loja.

Quando a casa abre para promoção, proporciona a oportunidade de adquirir produtos novos com integridade, no entanto, mais acessíveis ou com exclusividade. São produtos pensados com carinho para todas as estações, não deixando de priorizar os eventos das suas clientes, para deixá-las elegantes e estilosas, como só Adilce Moreira sabe vesti-las.

FONTE:  As Caras Sociados; Portal de Sousas